RFID no varejo

A tecnologia RFID percorreu um longo caminho desde os dias em que foi utilizado para identificar aeronaves inimigas durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje a tecnologia está transformando o setor de varejo, melhorando a precisão, visibilidade e gerenciamento do estoque. Como resultado, RFID está ajudando os varejistas a dinamizar suas operações, aumentar a produtividade dos funcionários, atrair e fidelizar mais clientes.

Um novo relatório do Gartner, intitulado “Reconsider RFID: A Re-emerging Technology That Is Bringing New Life to Digital Business“, traça a evolução do RFID a partir das linhas de frente da Segunda Guerra para a linha de frente do varejo moderno. O relatório aponta como os avanços tecnológicos e a queda dos preços dos equipamentos se tornaram um forte argumento para que os varejistas invistam em soluções RFID e usufruam os benefícios proporcionados.

Do relatório: “Os varejistas devem reconsiderar as capacidades RFID, para entender como um investimento em RFID pode ser usado para diminuir o tempo que os funcionários gastam em tarefas, melhorar a otimização de inventário e contribuir para uma melhor experiência do cliente”.

O relatório ainda inclui conclusões da Pesquisa ao Consumidor (Gartner 2015), que descobriu os métodos preferidos dos consumidores para completar várias tarefas enquanto faziam compras em uma loja física. Foi realizada a pesquisa com 5.054 consumidores em cinco países em todo o mundo (EUA, Reino Unido, Índia, China e Coréia do Sul)

A pesquisa do Gartner constatou que 76% dos entrevistados totais atualmente vagueiam pelos corredores ou precisam de ajuda de um funcionário para encontrar um produto em uma loja. Além disso, para verificar se um produto está em estoque, 66% exigem a ajuda de um funcionário. Essas atividades podem ser demoradas e frustrantes para clientes e funcionários. A tecnologia RFID tem o potencial de reduzir o tempo necessário para que os funcionários concluam tarefas e localizem rapidamente os produtos, contribuindo para uma melhor experiência do cliente.

O foco dos varejistas hoje consiste em criar uma experiência de comércio unificado em todos os canais existentes de web, mobile e lojas, bem como posicionar-se para incorporar canais de comunicação como as mídias sociais e a Internet das Coisas (IOT). O novo paradigma do “negócio digital” está em impulsionar os varejistas a responderem à convergência de tecnologias, como a internet móvel, a tecnologia em nuvem, as redes sociais, RFID, impressão 3D, a robótica e as análises avançadas. Estas tecnologias podem ajudar a moldar como os clientes compram para suportar seus lifestyles e exigem a mistura dos mundos digitais e físicos.

Os varejistas que emergem como líderes tem uma estratégia voltada para o cliente, orientada a serviços e que suporta o estilo de vida do cliente.