4 Consequências da má gestão de ativos em saúde

O principal objetivo de todas as instalações médicas é manter os pacientes seguros, administrar tratamentos adequados e remédios para suas condições e doenças. Na maioria dos casos, hospitais, médicos e equipe médica fazem um trabalho extraordinário de garantir que os pacientes estão recebendo os tratamentos adequados. No entanto, médicos e demais equipes envolvidas são compostas por humanos e erros podem acontecer, especialmente na organização e visibilidade exata onde dispositivos médicos, amostras de laboratório, medicamentos e até mesmo pacientes estão, por exemplo.

Atrasos na localização de ativos podem resultar em atrasos no atendimento e graves consequências médicas para os pacientes envolvidos. Para não mencionar, a gestão de ativos usando planilhas Excel, registros em papel ou outros sistemas que podem deixar muito espaço para o erro. As instalações médicas que não estão rastreando adequadamente os ativos podem enfrentar consequências como estas:

1 – Administrar a medicação errada, ficar sem medicamentos vitais e desvio de medicação

Hospitais que não conseguem acompanhar os medicamentos adequadamente pode acabar fazendo todos os tipos de erros desastrosos. A falta de uma gestão adequada pode levar a confusão na medicação, que por sua vez pode levar a reações alérgicas ou interações medicamentosas perigosas. Além disso, não manter o controle de medicamentos pode significar que os inventários não estarão condizentes com a realidade, resultando em um medicamento não estar disponível no momento em que é mais necessário. Além disso, não é incomum o furto ou desvio de medicamentos, seja para revender no mercado negro, ou para o próprio lazer.

2 – Perder amostras de laboratório

Quando um paciente está doente e enfermeiros ou médicos recolhem uma amostra – seja o sangue, fluido espinhal, urina, fecal ou algum outro tipo de amostra – é extremamente importante que a amostra não seja perdida enquanto está sendo analisado por um laboratório hospitalar. Especialmente após um procedimento para extrair líquidos espinhais, que é um processo extremamente doloroso e perigoso para o paciente, os médicos não podem se dar ao luxo de perder esta amostra. As amostras perdidas podem resultar em atrasos no diagnóstico, o que poderia causar uma condição do paciente piorar desnecessariamente. Além disso, as amostras que ficam confusas umas com as outras podem terminar em diagnósticos incorretos e tratamentos errados sendo administrados, o que atrasa o processo de cura do paciente e possivelmente resulta em infecção ou lesão desnecessária e catastrófica.

3 – Perda ou furto de equipamentos médicos

Ambientes médicos abrigam inúmeros equipamentos extremamente caros, que são vitais para garantir que os pacientes recebem a mais alta qualidade de cuidados. Quando estas máquinas e dispositivos são perdidos, os pacientes não podem ser eficazmente tratados em tempo hábil. Além disso, estes equipamentos de alto custo são o alvo perfeito para os ladrões. Hospitais que não têm sistemas de gestão de ativos rigorosos no local para acompanhar os seus dispositivos médicos sofrem grandes perdas financeiras devido à necessidade de substituir estes equipamentos.

4 – Maiores custos operacionais

Quando os hospitais e instalações médicas falham no rastreamento de ativos, seus custos operacionais sobem desnecessariamente, o que pode resultar na corta de gastos em face às despesas. Toda essa desorganização também resulta em menor segurança do paciente. As instalações médicas devem garantir que eles não estão desperdiçando dinheiro em perda de ativos evitáveis, a fim de concentrar o seu orçamento em fornecer o elevado nível de cuidados que seus pacientes tanto precisam e têm direito a receber.

Tecnologia RFID mantém hospitais organizados

A utilização de uma solução RFID pode dotar as instalações médicas de maior eficiência não só na redução da possibilidade de erro humano mas também prover maior eficácia na gestão dos custos e diminuição da perda de equipamentos e medicamentos devido ao desvio ou furto.

 

O SIGOR facilita o rastreamento de medicamentos, amostras de laboratório, equipamentos médicos e muito mais. A implementação do SIGOR permite que as instalações médicas ganhem visibilidade sem precedentes em seus inventários médicos e ambientes físicos, todos os dados são acessados em um ambiente que facilita o acesso a qualquer momento.