Código de Barra vs RFID: O que é mais adequado para o seu inventário de equipamentos e ferramentas?

Ao rastrear ferramentas e equipamentos, as empresas frequentemente lidam com os ambientes rudes onde estes itens podem ficar cobertas de sujeira, graxa e outros contaminantes que dificultam o rastreamento. É por isso que as empresas com grandes inventários buscam soluções robustas e duráveis de rastreamento de equipamentos que garantam contagens precisas de inventário, check-outs e check-ins e cronogramas de manutenção preventiva, independentemente da condição de um equipamento.

 

Duas das soluções mais confiáveis e populares de hoje envolvem o uso de códigos de barras e / ou etiquetas RFID para controlar ferramentas e equipamentos. Ambos os sistemas envolvem anexar rótulos ou etiquetas a cada ferramenta e usar uma combinação de leitores, scanners e software para rastreá-los. No entanto, existem diferenças importantes entre essas duas tecnologias e suas aplicações, especialmente quando se trata de seu uso em ambientes difíceis.

 

Etiquetas com Código de barras

 

Os códigos de barras têm sido o sistema dominante para o rastreamento de itens nas últimas décadas. Eles são pequenos, leves e baratos, permitindo que as empresas com pequenos estoques possam rastrear centenas de itens de forma simples e fácil. Este sistema pode ser vantajoso porque códigos de barras podem ser impressos diretamente em plástico, metal ou praticamente qualquer outra superfície. Além disso, os códigos de barras não apresentam problemas de interferência relacionados ao tipo de material em que são impressos, permitindo que sejam lidos de forma confiável em muitas aplicações diferentes.

 

Ao mesmo tempo, leitores de código de barras requerem uma linha de visão direta para digitalizar um código de barras. Isto significa que os códigos de barras devem ser colocados no exterior de um equipamento ou ferramenta, sujeitando-o a um desgaste potencial. Graxa e sujeira excessivas também podem tornar um código de barras ilegível. Em geral, os leitores de código de barras não são tão rápidos e precisos como RFID.

 

Etiquetas RFID

 

As etiquetas RFID oferecem várias vantagens sobre os códigos de barras tradicionais. A linha de visão não é necessária para que os leitores RFID leiam etiquetas RFID ativas ou passivas. As etiquetas RFID podem ser lidas muito mais rápido, com taxas de leitura de dezenas de tags por segundo. Leia mais sobre a velocidade RFDI no post Quais os benefícios da tecnologia RFID.

 

Etiquetas RFID são muito mais resistentes devido à cobertura que tipicamente protege os componentes eletrônicos. Além disso, as etiquetas RFID podem ser colocadas dentro do próprio equipamento ou ferramenta, garantindo maior longevidade e robustez. Essas etiquetas podem ser lidas de forma confiável em ambientes muito hostis.

 

Os sistemas de RFID são frequentemente mais caros do que os códigos de barras; No entanto, além de sua durabilidade superior, um sistema RFID oferece muitas mais opções de rastreamento e recursos avançados, como capacidade de leitura / gravação. Isso significa que as informações podem ser armazenadas em cada tag, incluindo a próxima data para manutenção, quando uma peça foi encomendada e quando ela deve ser recebida. Essas tags também são muito difíceis de replicar e podem armazenar dados protegidos por senha ou até mesmo criptografados.

 

O que é melhor para seu inventário?

 

Os códigos de barras, embora não tão avançados quanto as etiquetas RFID, ainda têm um lugar importante no rastreamento de inventário de ferramentas. Em alguns casos, uma solução híbrida pode ser a melhor opção, pois pode fazer uso do códigos de barras em itens menos caros ou consumíveis enquanto rastreamento o rastreamentos de ativos e consumíveis de alto custo podem ser realizados por RFID. Em geral, as etiquetas RFID são mais robustas, mais rápidas de ler, mais seguras e oferecem maiores funcionalidades. RFID já é uma realidade e continuará a ser adotado mais e mais frequentemente por empresas no futuro.

 

Seja qual for a tecnologia que sua empresa usa, o SIGOR pode ser integrado para otimizar seu rastreamento, relatórios, almoxarifado, patrimônio e muitas outras áreas de sua operação. Se você está pensando em implantar um novo sistema RFID ou sistema de código de barras, ou se você quer melhorar o desempenho de sua tecnologia existente, SIGOR garante que você terá o melhor retorno sobre o investimento.