RFID nas Forças Armadas

Como os militares usam RFID para seu sistema de rastreamento de ativos

Durante a Segunda Guerra Mundial, cartões da IBM e as máquinas de contabilidade elétrica mantiveram o controle dos equipamentos e dos suprimentos militares dos EUA em todo o mundo. Depois dos cartões IBM vieram os códigos de barras, o que revolucionou o rastreamento de ativos militares.

Os códigos de barras ainda estão em uso hoje, em um modelo híbrido onde a identificação por radiofrequência (RFID), é frequentemente usado juntamente com códigos de barras para gravar, rastrear e gerenciar equipamentos militares e suprimentos. As forças armadas dos Estados Unidos estão cada vez mais dependentes da tecnologia RFID para garantir que equipamentos e suprimentos críticos estejam no lugar certo no momento certo, bem como para ajudar a garantir a segurança de materiais e equipamentos valiosos ou sensíveis. Além disso, tags RFID e leitores também são usados para rastrear a movimentação de suprimentos militares.

Aplicações Militares RFID

Atualmente, o sistema de gestão militar tem mais de 3 milhões de etiquetas RFID em utilização. No Afeganistão, Iraque, Kuwait e Paquistão, existem mais de 3.100 dispositivos de leitura de etiquetas. A Marinha, Força Aérea e Marines têm investido em tecnologia RFID passivo com resultados promissores .

  • Marinha: leitores de RFID estão instalados nas portas do armazém e outros pontos de recepção em instalações navais no Havaí. A Marinha não só fez com que suas informações sobre movimentações de tags RFID fossem visíveis, mas também implementou interfaces entre a tecnologia RFID e os sistemas de distribuição naval. O progresso bem-sucedido dessas melhorias levou a uma análise sobre a utilização da tecnologia RFID em navios para processos de suprimento a bordo. Assim, o sistema permitirá o rastreamento detalhado de ativos e maior visibilidade das operações a bordo.
  • Força Aérea: etiquetas RFID passivas são utilizados para o gerenciamento de materiais relacionados com armas nucleares. Cada item requer identificação e documentação de duas pessoas e a tecnologia RFID passiva está ajudando com esses requisitos de inventário e de gerenciamento de itens sensíveis. Por exemplo, o inventário de um armazém inteiro pode agora ser concluído em minutos com o uso de terminais portáteis. Os itens são rastreados quando são movidos de uma área para outra, de um edifício para outro ou de uma instalação para outra. Os alertas automáticos fornecem notificações quando os itens não chegam dentro do prazo de entrega esperado.
  • Corpo de Fuzileiros Navais: Atualmente, os gerentes de distribuição estão trabalhando para integrar o RFID passivo com seus sistemas de informação. Isso não só trará um fim a vários processos concluídos à mão, mas também pode levar a uma redução significativa no erro humano. A base principal de cada Corpo de Fuzileiros Navais já possui sistemas passivos RFID que fazem a gestão de recebimento.

Estes são apenas alguns exemplos de aplicações militares com a tecnologia RFID. Muitos mais existem, como o exército usando RFID passivo para gestão de paraquedas, contemplando armazenagem, estoque, embalagem, transporte, salto e recuperação. Implementado no início dos anos 2000, isso ajudou a eliminar métodos manuais que são propensos a erros, intensivos em mão-de-obra e vulneráveis à adulteração maliciosa.

Os benefícios das aplicações militares RFID

A lista de benefícios para a incorporação de etiquetas RFID é impressionante, tanto para o Departamento de Defesa e seus fornecedores. Os benefícios incluem:

  • Melhor acompanhamento de ativos;
  • Substituição dos procedimentos manuais;
  • Maior produtividade do trabalho;
  • Melhoras no processo de verificação e recebimento;
  • Verificação e recebimento automatizados.

A captura automatizada de dados resulta em um eficiente registro de materiais, de modo que a localização dos ativos está disponível a qualquer momento.