Como fixar etiquetas RFID

Alguns itens apresentam desafios – devido ao seu tamanho, forma ou material, ambiente em que precisam ser rastreados -, mas com o know-how certo, qualquer item pode ser identificado e gerenciado.

Uma das perguntas mais comuns que os usuários finais perguntam aos fornecedores de soluções RFID é: Como posso etiquetar esse item?

A maioria deles não têm conhecimento de projetos específicos. Entender o que a etiqueta precisa fazer, como identificar um ativo e o que essa etiqueta precisa para resistir ou funcionar enquanto estiver em uso.

Entre as perguntas mais comuns: As etiquetas RFID podem ser conectadas diretamente ao metal? Eles podem ser dobrados em torno de objetos cilíndricos? Que tipos de adesivos ou cola são usados para prender etiquetas a materiais plásticos ou de borracha? A etiqueta RFID permanecerá colada a altas e baixas temperaturas sob condições húmidas ou secas?

A resposta a estas perguntas é que qualquer produto, peça ou outro item pode ser identificado, rastreado e gerenciado usando uma etiqueta RFID. Mas os métodos de fixação variam, com base na forma, tamanho, material e textura de um item, bem como as condições ambientais nas quais ele será rastreado.

 

Entre as questões-chave que devem ser consideradas, estão:

  • o tamanho do item que irá receber a tag ;
  • a superfície do bem a ser identificado, como metal, plástico, tecido, tecidos vivos (viveiro, pecuária, animais de laboratório, animais de estimação, bebês), etc.;
  • a duração do tempo que o recurso precisa estar identificado- curto ou longo prazo, permanente ou temporário ;
  • a duração do tempo em que o item será exposto a condições ambientais, tais como temperaturas extremas, umidade, produtos químicos, abrasão, poeira, contato humano, pressão, água salgada, exposição animal, exposição ao ultravioleta ao ar livre e condições climáticas, processamento industrial, choque térmico (Indo de quente para frio e vice-versa), congelamento de flash (gelo seco) e testes de laboratório;
  • a temperatura do ativo no momento da marcação;Por exemplo, produtos moldados a quente apenas fora do molde, ou venda automática de produtos de consumo congelados.

Há também considerações de desempenho, incluindo a distância de leitura, orientação da tag, tipos de leitores que irão coletar os dados, a quantidade de tempo necessário para ler a etiqueta, quantas etiquetas serão lidas por vez, velocidade de leitura e quão rápido a etiqueta precisará ser fixada ao produto.

 

Adesivo permanente, principal modelo adotado nos projetos RFID

São diversas as aplicações, dentre elas: inventário de bens (mobiliário, equipamentos de informática, equipamentos médicos, dentro outros), rastreamento de artigos de transporte retornáveis, estruturas de concreto, tubos de grande diâmetro, sistemas de janelas comerciais e arquitetônicas, reboques, equipamentos pesados, geradores, vagões, empilhadeiras, dentre outros.

A utilização de um adesivo permanente é bastante comum para vários tipos de superfícies, inclusive curvas ou rugosas que são difíceis de fixar e que não podem ser penetradas com fechos mecânicos que possam comprometer a sua proteção contra a oxidação e a exposição química.

As etiquetas usadas para rastrear bens (mobiliário, equipamentos de informática, demais) devem sobreviver a condições adversas, como a utilização de produtos químicos na limpeza desses itens, além das variações climáticas (regiões de clima seco ou húmido, por exemplo).

Os adesivos permanentes são destinados a facilitar uma fixação permanente as superfícies dos itens que serão identificados, sem perturbar nenhuma composição do bem, para permitir o uso correto dentro do ambiente pretendido.

Esta abordagem requer um trabalho de planejamento e estudo antes da identificação e fixação das etiquetas, sendo necessário a correta seleção das tags RFID possibilitando a leitura no ambiente desejado. Além disso, o sistema adesivo pode exigir a introdução de uma cola específica para auxiliar na fixação correta da etiqueta. Esta etapa é essencial para ajudar a atenuar dificuldades encontradas durante o uso normal dentro da aplicação.

Parafusos e rebites podem servir como um substituto para adesivos em ambientes de baixa temperatura ou em condições mais severas que poderiam potencialmente quebrar uma ligação adesiva.