PERGUNTAS FREQUENTES

O que é RFID?

Identificação por radiofrequência, ou RFID, é um termo genérico para tecnologias que usam ondas de rádio para identificar automaticamente pessoas ou objetos. Existem vários métodos de identificação, mas o mais comum é armazenar um número serial que identifica uma pessoa ou objeto e, talvez, outras informações, em um microchip que será lido por leitores, sejam eles portáteis ou fixos.

Exige um investimento inicial muito elevado?

Os custos associados a implementação de uma solução RFID está relacionado com o tipo de solução que se pretende utilizar. Desenhadas à medida das exigências do cliente, as soluções RFID tanto podem exigir um investimento em que se incluem todos os sistemas de software/hardware e etiquetas, como uma baixo investimento de um simples leitor manual. Além disso, as soluções podem ser complementares e podem ser melhoradas ao longo do tempo com a adição de novas componentes.

De que forma as empresas utilizam RFID hoje?

Milhares de empresas ao redor do mundo utilizam RFID hoje para melhorar a eficiência interna. São muitos os benefícios: aumento da segurança, redução de custos operacionais, eliminação de erros humanos, aumento na velocidade dos processos, redução de perdas e inventários mais precisos.

Quais são os benefícios da combinação de tags RFID com sensores?

O principal benefício da combinação de tags RFID com sensores é manter monitoramento em tempo real de variáveis como temperatura, umidade, ou o rastreamento da movimentação dos objetos. Alguns exemplos do uso de sensores para monitoramento são: garantir que um medicamento está armazenado na temperatura ideal, garantir que um ambiente controlado está na umidade certa ou garantindo que equipamentos importantes não estão sendo movidos sem permissão, são algumas utilizações comuns da tecnologia RFID.