O que é RFID? Parte #2

Na estrada para a adoção

Na verdade, em seu estado atual, a tecnologia RFID pode não ser barato o suficiente para colocar em alguns itens, principalmente de baixo custo. Já para produtos de alto-custo e bens permanentes, isto tornou-se uma realidade. A indústria farmacêutica faz uso para reduzir a falsificação, e um número de empresas de vestuário e varejistas estão utilizando a tecnologia para gestão na cadeia de suprimentos e distribuição. Nos próximos anos, mais e mais empresas vão olhar para a identificação de itens por radiofrequência, especialmente itens que são difíceis de inventariar, muitas vezes com problemas de estoque, frequentemente furtados ou desviados. Fabricantes de roupas e varejistas também estão explorando RFID para melhorar a disponibilidade em prateleira.

O principal benefício da tecnologia RFID é permitir que as empresas acompanhem milhões, até milhares de milhões de itens, lendo etiquetas RFID automaticamente e atualizando informações nos sistemas de gestão. A tecnologia RFID está sendo disseminada entre as grandes empresas e seus fornecedores e está se expandindo as pequenas e médias empresas a partir da maior quantidade de itens identificados e pela baixa nos preços das etiquetas.

Além da visibilidade da cadeia de suprimentos

RFID permite que os varejistas façam mais do que apenas descobrir onde um produto está na cadeia de suprimentos, a tecnologia também pode ser usada para maximizar o atendimento ao cliente. RFID pode até mesmo ser usado para marketing e upselling.

A IMX Cosmetics usa um chaveiro RFID (fob) para melhorar a experiência de compra de seus clientes nas estações de cosméticos personalizados IMX em lojas como Barneys New York em Manhattan, Nordstrom em Las Vegas e Fred Segal em Santa Monica.

Nestes endereços da IMX, os clientes podem criar seu próprio gloss (brilho labial) personalizado, usando uma máquina de mistura customizada de alta tecnologia. No quiosque do tipo “faça você mesmo”, o cliente seleciona entre 40 cores de gloss, oito acabamentos e uma variedade de sabores e fragrâncias. A receita é enviada para a máquina de mistura IMX, que cria o gloss personalizado no local.

Após a compra, a receita exclusiva do gloss do cliente é armazenada e a IMX dá ao cliente um fob. O fob é projetado para se parecer com o mixer IMX lip-gloss

A próxima vez que o cliente visita a loja, ele pode passar o fob perto do leitor no quiosque, ver suas receitas personalizadas e realizar novas compras ou o cliente pode criar uma nova receita e adicioná-la à lista de receitas personalizadas. IMX também está usando o software para identificar algumas misturas criadas com frequência.

Julie Bartholomew, fundadora da IMX, diz que a tecnologia permite que sua empresa alcance e satisfaça as necessidades de dois grupos demográficos diferentes: adolescentes e jovens que querem algo novo e compradores mais velhos que sabem o que querem e desejam que suas compras sejam feitas rapidamente.

Movendo-se para o futuro

Enquanto os varejistas podem usar quiosques de autoatendimento RFID para reduzir o número de atendentes, esse não era o objetivo original de Julie Bartholomew (Presidente e Diretora de Criação da IMX). Ela queria criar uma experiência de compra de alta tecnologia. “Os clientes querem fazer parte da tecnologia“, diz ela, “e RFID dá-lhes a sensação de que eles estão se movendo para o futuro.

Não há dúvida de que o varejo está se movendo para o futuro – um futuro que inclui RFID, com sua capacidade de tornar visível a cadeia de suprimentos e ajudar os empreendedores de varejo a criar experiências únicas de compra para clientes de todos os tipos. À medida que a tecnologia RFID se torna mais barata e mais amplamente utilizada, empreendedores certamente inventarão mais maneiras de aproveitar seu poder.

Só o tempo dirá quantos empreendedores de varejo vão aproveitar esta tecnologia para introduzir novos produtos e conceitos em locais de grande movimento. Talvez você seja um dos primeiros!