sesc-df
Desde 1966 que o Serviço Social do Comércio no Distrito Federal – SESC-DF contempla ações de educação, saúde, cultura, ação social, desenvolvimento físico e esportivo, lazer, alimentação e turismo social, por meio de atividades, programas e projetos propositivos e inovadores.
São milhões de pessoas atendidas anualmente, por mais de 1.000 funcionários empenhados em propiciar serviços de qualidade.

Atualmente a Instituição conta com 10 unidades operacionais espalhadas por todo o Distrito Federal, que estão sendo sempre modernizadas e reestruturas para melhor atender os mais de 221 mil comerciários, dependentes e usuários.

O SESC-DF está constantemente empenhado em oferecer a sua clientela uma diversificação de serviços, de forma criativa, sempre compromissado com o exercício da Responsabilidade Social.

Projeto RFID

O SESC do Distrito Federal deu início, em 2018, a contratação de uma solução RFID que possibilita-se a fácil integração aos sistemas de Gestão de Patrimônio e Almoxarifado utilizado nacionalmente pela instituição. O objetivo era complementar o seu software e possibilitar que todos seus bens fossem identificados pela tecnologia RFID, facilitando e dando velocidade ao processo de gestão de inventário e localização patrimonial.

Etapas do Projeto

O projeto foi dividido nas seguintes etapas: implantação da solução RFID e integração ao software de Gestão de Patrimônio e Almoxarifado, treinamento, saneamento e identificação RFID e por último o inventário. Na etapa de saneamento e identificação RFID, foi realizada um procedimento de operação assistida onde foi possível repassar em ambiente real o comportamento da solução RFID, possibilitando a fácil familiarização da equipe do SESC-DF com a nova tecnologia.

Implantação da solução RFID

Em virtude da solução SIGOR já possuir um módulo de integração com sistemas de gestão patrimonial, não houve a necessidade de qualquer tipo de alteração no sistema de Gestão de Patrimônio e Almoxarifado do SESC. Todas as funcionalidades necessárias já estavam disponíveis no SIGOR, possibilitando uma rápida integração entre as ferramentas.

Foram utilizadas dois modelos de tags RFID, sendo uma para bens metálicos e outra para bens não metálicos confeccionadas em poliéster para garantir sua durabilidade e se adequar as condições climáticas do Distrito Federal, totalizando um total de 18.000 bens identificados.

etiqueta RFID
etiqueta RFID

Resultado

Foi possível dar continuidade ao processo de reestruturação, modernização e padronização dos ambientes da rede SESC-DF, melhorando a gerência do ambiente e a realização dos trabalhos internos administrativos, refletindo com isso diretamente na satisfação dos usuários e frequentadores das instalações e serviços do SESC-DF.