Benefícios do rastreamento de consumíveis com um sistema de gerenciamento de almoxarifado

Uma das coisas mais difíceis de controlar em uma organização são os consumíveis. Itens que são essenciais para fazer os negócios avançarem e, no entanto, quase todas as empresas querem uma maneira de cortar as despesas relacionadas com esses itens. Sem dados confiáveis sobre o uso de consumíveis, é fácil para uma empresa cair em um ciclo de perda, esgotamento de itens, compras acima da necessidade e perder a visibilidade real do seu almoxarifado ou estoque. Como resultado, consumíveis inativos podem acabar representando 50% de seu inventário de consumíveis, enquanto, ao mesmo tempo, os consumíveis que são necessários em uma base diária frequentemente se esgotam.

 

Mesmo que muitas indústrias usem materiais de consumo diferentes – como a construção, mineração, petróleo e indústrias de gás – os desafios envolvidos com rastreamento consumíveis permanece o mesmo. Aqui estão alguns dos desafios mais comuns:

 

  • Precisa de visibilidade em tempo real do inventário de consumíveis;
  • Deseja economizar tempo criando ordens de compra;
  • Atribuir centro de custo de consumíveis para cada local de trabalho ou projeto;
  • Rever as encomendas e/ou entregas atrasadas.

 

Soluções de gerenciamento de estoques de consumíveis

 

A fim de enfrentar os desafios da gestão de almoxarifado e estoque, as organizações devem implementar um sistema de gestão de inventário que forneça visibilidade, como por exemplo, para:

  • Quantidades disponíveis;
  • Quantidades reservadas;
  • Quantidades retiradas e recebidas por cada funcionário/servidor;
  • Histórico de consumo;
  • Rastreabilidade e automação do processo;

 

Fazendo uso do SIGOR, os desafios acima serão atendidas com a solução adequada para o controle de consumíveis. Podem ser identificados setores ou responsáveis que usam mais consumíveis do que deveriam para completar cada trabalho, ou que podem até mesmo levá-los para uso em casa ou em um trabalho secundário, ajudando a reduzir muito os custos de consumo.

 

A visibilidade em tempo real permite o monitoramento constante do estoque de consumíveis, garantindo que esses itens não acabem e causam prazos perdidos ou outros atrasos. A geração automatizada de pedidos de compra economiza tempo e dinheiro, e os relatórios de inventário podem fornecer os dados necessários para determinar quais níveis devem ser mantidos para uma eficiência máxima.

 

Uma solução completa de rastreamento

 

Rastrear consumíveis é notoriamente difícil, mas a tarefa se torna muito mais fácil e rápida com o SIGOR. Realize sua própria definição de itens consumíveis para o seu negócio, assegurando a rastreabilidade completa dos processos e atividades envolvidas. O SIGOR é um sistema escalável e acessível que otimiza a eficiência de qualquer organização, não importa quão grande ou pequeno o projeto pode ser.

 

Juntamente com a gestão de inventário de consumíveis, as empresas que têm grandes inventários podem desfrutar de economia de custos, maior eficiência operacional e paz de espírito geral com muitos outros recursos do SIGOR, como monitorar e programar itens que precisam de reparo, manutenção ou calibração, integração com sistemas de código de barras, além de já dispor da tecnologia RFID embarcada na solução.